segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O sumiço das abelhas

Elas estão desaparecendo. O culpado mais provável é um vírus

As abelhas estão sumindo. O fenômeno começou na Europa, mas afeta hoje principalmente os Estados Unidos. Desde o fim do ano passado, mais da metade dos estados americanos perderam entre 50% e 90% das abelhas (de um total de 2,4 milhões de colônias comerciais, cada uma com cerca de 30 mil apídeos).
O grande mistério é que não há corpos. Elas simplesmente desaparecem, diz a agência AFP. O culpado pode ser o vírus da paralisia aguda (IAPV, na sigla em inglês), de origem israelense. É o que diz um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia publicado na revista científica americana Science.
Os cientistas compararam amostras das colméias afetadas com as das saudáveis. A infecção pode ter alterado o senso de direção das abelhas. Por isso elas não conseguiriam voltar para as colméias.
Por que as abelhas são vitais para o ser humano? Essenciais para a agricultura, elas polinizam cerca de 90 tipos de frutas, vegetais e a soja. Assim, os vegetais crescem fortes e ricos em vitaminas. "Sem as abelhas, o homem pode desaparecer em quatro anos", disse Albert Einstein, numa previsão catastrofista, na primeira metade do século 20.

Pesquisa feita na Índia concluiu que radiação reduziu procriação, provocou fim da produção de mel e desorientou voo de operárias.

Os celulares são um dos responsáveis pela queda da população de abelhas na Europa e na América do Norte, afirmam cientistas de uma universidade na Índia ouvidos pelo Daily Telegraph.

Pesquisadores da Universidade Punjab, de Chandigarh, na Índia, afirmam ter estabelecido uma relação entre a radiação emitida pelos celulares e a perda de orientação de navegação das abelhas.

Em uma experiência controlada, eles compararam o comportamento e a produtividade das abelhas em duas colmeias. Uma tinha dois celulares, que funcionavam por 15 minutos, dias vezes ao dia. A outra tinha aparelhos falsos.

Depois de três meses, a colmeia com os celulares apresentou redução no número de ovos postos pela rainha, o fim da produção de mel e um declínio no número de abelhas operárias que retornavam á colmeia depois de colher pólen.

Em artigo, os pesquisadores Ved Prakash Sharma e Neelima Kumar escreveram que "o aumento no uso de gadgets tem causado uma eletropoluição do ambiente. O comportamento e a biologia das abelhas são afetados pelo eletronevoeiro porque elas têm magnetita em seus corpos, o que as ajuda na navegação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.itapetingaagora.com

G1-Globo Notícias

Último Segundo Notícias

A TARDE On Line

R7 - Notícias do Brasil

globo esporte

"Estado da Bahia" - Notícias

Jogos grátis

ARQUIVO NEWS