sábado, 20 de novembro de 2010

20 de novembro,Dia da Consciência Negra.

















                              História do Dia Nacional da Consciência Negra
       Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
       A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
       Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data
       A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
       A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
       Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
       Aqui em Caatiba está acontecendo um evento para comemorar-mos este grande dia.
       Com a colaboração de Carlito, Diretor da rádio Catolé FM,o Secretário de Cultura do Município João de Ló Promove concurso da mais bela negra da micro-região,contando com a presença da maioria dos municípios do sudoeste baiano neste evento.
       Nestes dias 19 e 20 de novembro esta comemoração de muito sucesso,que marca o grande esforço destes dois promotores de eventos culturais que contando com o patrocínio da prefeitura Municipal de caatiba,na pessoa do excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal OMAR BARBOSA,e autoridades políticas locais como também de municípios vizinhos, é dígna de aplausos por um evento deste porte que cresce cada dia nesta área da negritude baiana que é e sempre foi um povo lutador,guerreiro, que com muito suor constuiu este Brasil terra de todos nós brasileiros,afinal todos somos negros...ou você tem alguma dúvida disto?Leia mais...
         IMAGENS E FOTOS DO EVENTO SERÃO POSTADAS DEPOIS.
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.itapetingaagora.com

G1-Globo Notícias

Último Segundo Notícias

A TARDE On Line

R7 - Notícias do Brasil

globo esporte

"Estado da Bahia" - Notícias

Jogos grátis

ARQUIVO NEWS